Enquanto alguns servidores de banco de dados, como o MySQL, suportam nativamente a replicação, outros exigem software de terceiros.
Dados de um servidor de banco de dados MySQL (a fonte) podem ser replicados para um ou mais servidores de banco de dados MySQL por meio da replicação (as réplicas). As réplicas não precisam estar continuamente conectadas à fonte para receber atualizações dela, porque a replicação é, por padrão, assíncrona. Você pode replicar todos os bancos de dados, bancos de dados específicos ou até mesmo tabelas específicas dentro de um banco de dados, dependendo da configuração.
A replicação no MySQL possui várias vantagens, incluindo:
Escalonamento de sistemas, que distribuem a carga de trabalho em vários clones para melhorar o desempenho. Nessa configuração, o servidor de origem da réplica deve lidar com todas as gravações e alterações. No entanto, leituras podem ocorrer em uma ou mais cópias. Como a fonte é usada apenas para atualizações, essa arquitetura pode acelerar significativamente as leituras em um número crescente de réplicas, ao mesmo tempo em que melhora o desempenho das gravações.
Segurança de dados: Como os dados são duplicados na réplica e a réplica tem a capacidade de pausar o processo de replicação, serviços de backup podem ser usados na réplica sem afetar os dados de origem correspondentes a eles.
Análises podem ser usadas para criar dados em tempo real na fonte enquanto os analisa na réplica sem degradar o desempenho da fonte.
Disseminação de dados em longa distância – sem ter acesso contínuo à fonte, a replicação pode ser usada para fazer uma cópia local dos dados que uma localização remota pode usar.
Leia mais artigos como este em nosso blog!
Teste agora por 14 dias, sem burocracia, sem cartão de crédito
Saiba mais sobre o Flightdeck!